Dalires Kotz
Violino - Viola
Iniciou seus estudos do violino pelo Método Suzuki aos 15 anos com o Prof. Irving Feldens no Instituto de Educação Ivoti (Ivoti/RS). Como violinista participou de vários festivais de música pelo Brasil e Chile, além de participar de turnês pela Europa com a Camerata Ivoti nos anos de 2006 e 2008. Como professora, fez cursos de capacitação para professores de violino dos volumes 1 ao 7do Método Suzuki pela SAA (Suzuki American Association) com a Teacher Trainer Barbara Barber (USA) e cusos de Filosofia c om Eduardo Ludueña e Shinobu Saito. Desde 2001 integra o corpo docente da EMTZ. Em 2008, concluiu o curso de Licenciatura em Música pela UFRGS, tendo como professores Hella Frank e Fredi Gerling. Também atua como maestrina da Orquestra Vivace uma orquestra formada por alunos adultos. Atualmente faz curso de viola pela extensão da UFRGS com a prof. Hella Frank, e violista na Camerata Jovem de Porto Alegre.
Clarice Bittencourt
Piano e teclado
Licenciada pela UFRGS, com ênfase em piano/2016 sob orientação da
Professora Drª Catarina Domenici. Iniciou seus estudos aos 9 anos em um curso
de iniciação musical ao piano, promovido pelo Instituto de Artes da UFRGS. Aos
14 anos estudou na escola de música Estação Musical, em Porto Alegre. Já aos
17 anos passou a tomar aulas particulares com a Professora Drª Elisa Cunha até
ingressar na universidade.
Participou de oficinas e cursos na área da educação musical, ministrados por
professores como Teca Alencar de Brito (BR), Carmen Metting Rocha (BR),
Iramar Rodrigues (BR). Em 2019 iniciou um Diplomado de Metodología Rítmica
Jaques-Dalcroze, pelo Instituto Profesional Escuela Moderna de Música y
Danza, no Chile.
Josué Farias
Violão
Iniciou seus estudos com o pai, Pedro Farias, através do Método Suzuki para violão clássico. Estudou com outros professores, entre eles Davi Moreira e Fernando Pereira. Em 2004 começou a dar aulas de instrumento trabalhando também com aulas de prática em conjunto e teoria musical. Atualmente faz o curso de licenciatura em música na UFRGS e integra o corpo docente da Escola de Música Tio Zequinha.
Lauro Pecktor
Piano e teclado
Ph.D. (University of Calgary, Canadá), mestre e bacharel (UFRGS) em Música com habilitação
em Composição, é também formado no curso técnico em piano da Escola Superior de Teologia
(EST). Participou de seminários e masterclasses no Brasil e no Canadá com compositores,
performers e grupos instrumentais como Flo Menezes, Alexina Louie, Jocelyn Morlock, Laurie
Radford, Barry Truax, Ensemble Mosaik, Quarteto Bozzini entre outros. Já atuou como
programador, divulgador e performer de música nova em diversos eventos no Brasil e no
Canadá. Foi professor na Universidade de Passo Fundo (UPF), e na University of Calgary. Como
compositor, tem interesse nas áreas de música de concerto e trilhas para jogos, teatro e filmes.
Teve obras selecionadas na XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em concertos de
música nova em Calgary e Vancouver, entre outros, além de ter recebido indicação ao Prêmio
Açorianos juntamente com Bruno Westermann pela trilha do musical “O Linguiceiro da Rua do
Arvoredo”. Atualmente, é professor de teclas (piano e teclado) na Escola de Música Tio
Zequinha.
Yuri Lima
Contrabaixo elétrico
Iniciou seus estudos aos três anos na Escola de Música Tio Zequinha onde frequentou o curso de musicalização com as professoras Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 10 anos iniciou o estudo do violoncelo com as professoras Letícia de Oliveira (2002- 2010) e Mônica Lima (2011). Nesta instituição teve participação em três orquestras: Iniciante, Villa-Lobos e Camerata Jovem de Porto Alegre. Aos 15 anos iniciou seus estudos de contrabaixo elétrico, tendo como professores Tamiris Duarte e Diego Fagundes. Foi aluno do projeto de bandas dos cursos populares da escola de Música Tio Zequinha desde a sua criação em 2007 no qual participa até hoje. Participou de workshops com Chico Pinheiro e Gustavo Strapazon.
Sílvio Junior
Bateria
Natural de Porto Alegre/RS, por influência de seu pai, também baterista, começou a tocar bateria aos doze anos de idade.
Em 1998, entrou para o coral de sua escola como baterista, por onde permaneceu tocando e realizando eventos até 2001.
Em 2003 serviu ao Exército Brasileiro, onde ingressou na fanfarra (banda marcial) do Regimento. Ali, desenvolveu ainda mais seus estudos, já que a banda era projetada na formato de big band, sendo regida por um maestro e tendo diversas bancadas de sopro.
A partir de 2011, começou a trabalhar e aturar como músico freelancer com artistas/bandas locais de diversos gêneros, atuando fortemente no cenário, tendo participado de programas de televisão, rádios, entrevistas, festivais, premiações e gravação de dois discos.
Em maio de 2015 ingressou como professor na escola de bateria BATERAS BEAT, onde permaneceu por quase 2 anos.
Em 2017, se tornou MEI e abriu seu próprio estúdio de gravação e paralelamente ingressou na orquestra de sopros Eintracht, localizada em Campo Bom/RS e começou a ministrar aulas na escola de música Guitarríssíma, onde permaneceu até o início de 2019.
Em março/2019 se mudou para Goiânia, onde se tornou produtor musical. Além de continuar seu trabalho como empresário no mundo fonográfico com seu estúdio, porém agora em Goiânia, gravando diversos artistas e projetos, atua também como baterista gravando DVDs, clipes, fazendo parcerias com demais produtores, e também fez parte da banda de um programa de TV nacional, chamado MODÃO DO BRASIL.
Em abril de 2021, retornou ao seu estado natal (RS) aonde permanece até o momento trabalhando da mesma forma e retomando progressivamente sua carreira no meio musical local, bem como gravações e edições em seu estúdio para os produtores de Goiânia.
Em fevereiro de 2022, ingressou para a maior dupla sertaneja do estado do RS, Lucas e Felipe.
Atualmente segue na dupla trabalhando no estado do RS e também atuando como produtor musical, gravando baterias, e atuando fortemente no ramo audiovisual.
André Borba
Violino
Bacharel em Violino no ano de 2018 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do professor Fredi Gerling, iniciou seus estudos aos 4 anos na Escola de Música Tio Zequinha nos cursos de violino com Carlos Alberto de Souza e musicalização com Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 12, ingressou no Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Fredi Gerling. Nascido em uma família extremamente envolvida com música, optou por seguir carreira na área e em 2014, aos 17 anos, ingressou no curso de Música da UFRGS. Tendo aprendido violino através do Método Suzuki, participa, desde 2014, de cursos de capacitação certificados pela Associação Suzuki das Américas.
André Bocchese
Guitarra, violão e ukulelê
André Bocchese é bacharelando no curso de Música - Habilitação Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor de guitarra, violão e ukulelê na Escola de Música Tio Zequinha, com maior experiência nas linguagens da música brasileira como samba, choro e MPB. Como instrumentista já participou de festivais como o Mississippi Delta Blues Festival em Caxias do Sul e o Festival de Música de Porto Alegre, bem como acompanhou cantores e cantoras em diversas casas de show em Porto Alegre e região.
Oséias Leandro dos Santos
Canto
Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul, IPA em 2009 e Pós-graduado em Estudos Culturais pela UFRGS em 2013. Participou como tenor de 2010 a 2012 do Coro de Câmara da UFRGS, sob regência do Maestro Vilson Gavaldão. Iniciou a trajetória como professor de canto em 2008 no Instituto Musical Bereia em Porto Alegre. Atuante desde 2015 como professor de música em séries inicias de escolas da rede privada de Porto Alegre, desenvolvendo atividades que apontam para a expressão e criatividade dos alunos através do canto, permitindo entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Verônica Vitale
Violoncelo
Graduada pela UFRGS com habilitação em violoncelo com orientação da profº Milene Aliverti. Participou do Encontro Suzuki em Ivoti em 2015, Festival de Cordas de Porto Alegre e Encontro de Violoncelos em 2018 e 2019. Desenvolve pesquisa na área de educação musical com foco no ensino e aprendizado do violoncelo na idade adulta. Atualmente é integrante da Orquestra Filarmônica da UFRGS.
Maria Elena
Musicalização
Bacharel em piano pela UCS-RS, , especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina-RS. Cursou o 12th Suzuki Method World Convention –Baby Class em Dublim – Irlanda. É também responsável pela elaboração e coordenação do programa de Musicalização – Teoria da e Percepção da Escola de Música Tio Zequinha, em vigência desde 1985. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Apresentou trabalhos em Congressos Latino Americanos, foi palestrante dos IX, X e XII Congressos Mundiais de Musicoterapia nos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. É fundadora do Núcleo de Musicoterapia da escola.
Alexandre Garcia Melo
Flauta Transversa e Musicalização
Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade pelo Projeto Prelúdio da UFRGS, tendo aulas de violão clássico e popular abrangendo repertório solo para eventos e demais necessidades. Aos 11 anos iniciou estudo de flauta transversa no mesmo projeto. Teve aula de flauta transversa na escola de música da OSPA com Artur Elias, principal flautista da orquestra. Em seus 12 anos de estudo musical, viajou para cantar/tocar em diversas cidades do estado, com os coros e orquestras do Projeto Prelúdio e, também com a escola de música da OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas referentes à música, como por exemplo “Musicalizar pela Canção” na escola de música Tio Zequinha, ministrado pela professora Juleandra Lima, de festivais de música, como o de Teutônia e o primeiro festival de música em casa, o FIMUCA. Em 2018 iniciou Bacharelado em Música pela UFRGS. Atualmente, é o primeiro flautista da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS), da Banda Sinfônica do Vale do Rio dos Sinos e da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.